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04/11/2011

Resenha do livro: A procura do paraíso no universo do turismo

Autora: Sabáh Aoun

Editora:Papirus

Local:CampinasSP

Ano:2001

Autora da resenha: Bianca Alves

A obra presente constrói o assunto Paraíso na propaganda e publicidade turística, aplicado pela autora Sabáh Aoun, ela exemplifica o Jardim sendo considerado o centro do Universo, aquele lugar onde foi habitado por Adão e Eva. Local perfeito onde doenças, morte, trabalho e dor não existem. Ideal para todo mundo satisfazer suas vontades e desejos, herança essa que o Ocidente nos deixou, descrito na Bíblia.                                                                                                    

Em especifico a autora retrata as mensagens publicitárias, que utilizam o Universo religioso para vender seus produtos. O turismo tem empregado palavras como paraíso, jardim, sagrado, templo, para ampliar e ser mais direto na propaganda de forma compreensível para o público alvo.                                                          

A autora inicia o livro enfatizando o conceito de turismo, adendo divulgação com acessibilidade para o público. Existem diferentes tipos de turismo, cada turista se engaja no que lhe caber melhor. O texto aborda que paraíso precisa ser um lugar calmo, embora nem todos procurem um lugar assim a autora faz um argumento esquecendo-se daquele público que gosta de agitação, mostrando uma desvalorização aos lugares que não são calmos.                

Especificando claramente sua opinião sobre a internet como meio de divulgação, um momento ela frisa ser fácil e acessível para todos e depois cita que não é conveniente, pois o turista pode montar seu próprio pacote. A máquina faz todo atendimento e retira a imagem do olho a olho com o funcionário, denegrindo aquela escolha pela eficácia do atendimento. Mas isto simplesmente é cabível a preferência de cada um, devemos respeitar o espaço que dirige a forma que o cliente faz sua compra.                                                  

A obra busca evidenciar que todo mundo independente da época; da classe social; do sexo; da idade; do lugar; entre outros, sempre temos a idéia de estar num paraíso e cada um imagina de acordo com o que lhe agrada.                        

Ao abordar o tema a procura do paraíso, a autora demonstra que desde a criação do mundo, idealizada pela religião, acredita-se em um paraíso promissor de satisfazer as necessidades e vontades do turista, estimulando a procurar um lugar que possua um tesouro precioso, que seja um verdadeiro paraíso. Que o satisfaça por razões sejam elas quais forem.                                               

Toda citação ali realizada envolve obras que descrevem aventuras reais e imaginárias, ambas estão buscando o mesmo caminho sempre a procura de um lugar perfeito.                                                                                                                                         

A maior concentração da autora é o foco no paraíso, sendo um trabalho sério que canaliza uma preocupação para muitos, em especial os estudiosos. Com base na Bíblia o paraíso foi o jardim do Éden, e também é a imagem que sintetiza o fluxo de maravilhas num só lugar, cabe a você mesmo crer ou não nesta realidade histórica.                                                 
             

É fundamental a abordagem quando ela cita que o paraíso existe e é um instrumento com características voltadas a opinião de cada um, não existindo um local perfeito em específico.                                                                                                    

Um jogo de marketing é ilustrar o roteiro de um determinado local, sendo perfeito para atrair as pessoas. Tais sonhos humanos acabam conquistados pela fragilidade que a história do paraíso realiza da fantasia para o real. A autora atinge profundamente a ideia que os destinos mais frequentados, são os que encontramos somente no imaginário.        
                              

No decorrer do texto, desperta a polêmica onde está o paraíso relatado na Bíblia, ele terá sido destruído com a inundação de toda a superfície terrestre, nunca existiu ou esta perdido por aí. O paraíso no universo é um curioso lugar que muitas pessoas desejam conhecer, segundo a autora o desaparecimento do jardim maravilhoso interditado depois da queda de Adão e Eva foi inevitável. Estudiosos estão sempre à procura de provas que comprovem a existência do paraíso, percebemos a persistência do humano em querer o melhor.                                                                                                                               

Segundo a Bíblia cria um paraíso inusitado, a autora quer desenvolver uma função que excite o leitor informando-o que existe um mundo perfeito, mesmo que perdido. Deixando seu espírito arcar com aquilo que deseja e sonha, em princípio notamos que o paraíso continua como algo imaginário. Começa a emitir as crenças religiosas, esboçando de tal fora que deixa uma vontade absurda de estar no paraíso.                                                                                        

Na narrativa ela impede o leitor de ter esperanças em encontrar o Jardim de Éden, falando que ele esta perdido eternamente, destruindo qualquer chance de encontrar o paraíso tão procurado. É como se ninguém fosse capaz de ali estar, como se ninguém tivesse direito de nadar nas nuvens de um lugar perfeito e a causa disso tudo fosse o pecado que um cometeu, todos pagam.                        

Muitos artistas deram asas a criatividade, descrevendo lugares onde ninguém nunca pisou, paraísos criado por eles, dando liberdade a imaginação. O tema paraíso é infinito para iniciar uma discussão, por não ter limites.                  
                        

Determinados destinos levantam tantas qualidades, que atrai muita gente, fazendo o cenário muitas vezes quebrar o fluxo de pessoas que se deslocam para tal ambiente.                                                                                          

A autora julga que todos estamos ausentes do mundo perfeito, ela diz que ninguém esta satisfeito com o lugar onde vive. É por isto, que muitos procuram um lugar sagrado.                                                                                                     

Existem muitas expectativas quando se ouve ou visualiza imagens de um lugar, com conteúdos que se torne algo importante e fantástico para você. Glorificar de um jeito em viver função de querer alimentar-se da beleza do local mais e mais, viajar numa dimensão que lhe cause êxtase.                                                                     

No texto esclarece que Deus não irá permitir de novo que o homem tenha acesso ao paraíso. Mas será que Deus ao contrário da autora nos permite acesso sim ao paraíso, embora sejamos todos exigentes e nada esta perfeito. Sabemos só reclamar e dar valor ao que temos raramente, Adão e Eva soube o que perderam e nós que não soubemos reclamamos, nem tivemos tal experiência e já criticamos demais.                                                                         

A dimensão espacial é um aspecto primordial turístico. O homem busca pelo novo e desconhecido querendo inovar sempre, certos lugares evocam o desejo de conhecê-los, a qualquer custo independente da distância. Aí o turismo surge no auge, por qualificações que podem enriquecer e valorizar determinado espaço.                                                                                                    

Essa valorização dos espaços são elásticas de acordo com a demanda por parte dos turistas, embora também dependa muito da infraestrutura aplicada para equipar os chamados espaços turísticos.                                                 

O trade turístico acaba investindo mais, obtendo excelentes resultados quando aplicado corretamente, a maior parte das pessoas viajam em busca de lazer e descanso, ou seja, querem um paraíso. Não podemos negar que é um setor cada vez mais bem sucedido na dinamização econômica para muitos lugares. Em decorrência disso, a publicidade turística faz o destino ser visto como ponto principal para provocar expectativas no turista.                                                                   

Por sua vez, a divulgação de lugares perfeitos vem aumentando a cada dia, um meio de marketing conveniente para encantar o cliente e atraí-lo pelo sabor da imagem, as revistas citadas no livro utilizam um objetivo focado em imagens ricas com enunciados requintados com um posicionamento de hipnotizar as pessoas, de um jeito que elas queiram ir além de um simples anúncio e sentir a experiência na pele e na alma.                                                                       

Portanto, a beleza de qualquer ambiente acaba sendo vendida pela publicidade turística, rigorosamente usada para obter lucros. E como sonhamos em estar em mundo perfeito, nada melhor que aproveitar o paraíso que temos aqui na terra e assim, juntando dois universos o turístico e o religioso para investir na realização de tais sonhos.